Centrocar Mecânica

Revisão Geral

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Revisão Geral

Filtro de ar

Filtro de ArDe forma geral, filtros sujos podem causar diversos problemas para o automóvel. Por isso, de forma preventiva, a CENTROCAR indica a troca do filtro de ar nas revisões periódicas, independente se veículo utiliza injeção eletrônica, que afeta o desempenho, ou carburador, que eleva o consumo de combustível e aumento o nível de emissões. Ou seja, não trocar o filtro preventivamente vai gerar algum tipo de prejuízo ao proprietário do veículo.

Filtro de óleo

A função do óleo é lubrificar, resfriar e, principalmente, limpar o motor graças à função detergente. Por isso, é muito importante a cada troca de óleo substituir também o filtro, em geral a cada 10 mil km. Do contrário, o resíduo de óleo sujo na caneca do filtro vai contaminar o óleo novo. Existe a falsa idéia de que o filtro de óleo deve ser trocado a cada duas trocas de óleo, mas não é o recomendado, pois pode acarretar diminuição da vida útil do motor. Lembrando que o melhor óleo, bem como o intervalo correto de troca é o indicado pela montadora no manual do proprietário. Comprou um carro seminovo ou usado e tem dúvidas sobre a qualidade do óleo? O ideal é remover todo o óleo e o filtro, substituindo-os pelo recomendado pela montadora.

Filtro de combustível

Filtro de Combustível

Não há uma data ou quilometragem padrão para troca. O importante é seguir a recomendação de substituição da montadora. Em razão da baixa qualidade de combustíveis, o filtro pode ter o processo de saturação acelerado. Um filtro de combustível saturado pode provocar desde danos à bomba de combustível até a parada total do motor. Ou seja, a suposta economia no abastecimento pode trazer sérios prejuízos no sistema de alimentação do veículo, e também do bolso. Na hora da substituição do filtro deve-se levar em conta o combustível, álcool, gasolina ou flex. Existe um filtro para cada tipo de combustível.

Carburador

Carburador

Os veículos fabricados com carburador passaram por um processo de substituição pela injeção eletrônica que durou de 1989 até 1996 quando os motores com carburador não atendiam as leis de emissões de poluentes vigentes no país. Estudos feitos com combustíveis, em especial de alguns postos sem bandeira, revelaram que a má qualidade do produto atinge diretamente o carburador, principalmente os componentes à base de borracha nitrílica. Por isso recomenda-se a manutenção preventiva, ou seja, limpeza ou regulagem, a cada seis meses ou 10 mil km, conforme o uso do veículo, em geral veículos com mais de 15 anos.

Bomba d’água

Não existe substituição preventiva. Mas recomenda-se tomar certos cuidados para a manutenção. É muito importante a manutenção do sistema de arrefecimento, mantendo-o sempre com a proporção adequada de aditivo e substituir todo o líquido uma vez por ano. As causas mais comuns de danos na bomba d’água são aquelas que comprometem a vedação do selo mecânico, desgaste por tempo de uso ou falta de manutenção no sistema de arrefecimento. A vida útil de uma bomba d’água, tanto original de fábrica quanto a de reposição, está diretamente ligada à manutenção prestada. Lembre-se, os veículos atuais possuem o sistema de arrefecimento selado, a necessidade de reposição periódica de água indica vazamento, fique atento, pois o nível do líquido abaixo do mínimo pode provocar superaquecimento e sérios danos ao motor.

Discos e pastilhas de freio

Pastilhas de FreioO mesmo carro, ano e modelo, que trafega por uma pequena cidade do interior tem o desgaste de pastilhas e discos completamente diferente daquele que anda-pára no trânsito das grandes cidades. Estes são itens de extrema atenção. O que muitos motoristas não levam em consideração, é que a placa sinalizadora no início da serra com a mensagem “desça engrenado” não é à toa. O objetivo é fazer com que o carro utilize o freio-motor e evite o superaquecimento das pastilhas e freios. O contrário também é verdadeiro. Numa enchente, por exemplo, pastilhas de má qualidade podem absorver água comprometendo a resposta adequada dos freios nas próximas frenagens. Pode-se fazer só a troca das pastilhas de freio e a retífica do disco, se a espessura mínima ainda permitir. No entanto, preventivamente, recomenda-se trocar discos e pastilhas juntos, pois, com a proibição do amianto na composição das pastilhas, passou-se a utilizar elementos metálicos que aceleram o desgaste do disco.

Velas

Velas

Devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante, em geral a cada 20.000/30.000 Km. Velas gastas causam falhas no funcionamento do motor, aumento no consumo e na emissão de poluentes.

Descarbonização

O que é carbonização?

É a formação de resíduos dentro do motor decorrentes da queima do combustível. A sujeira compromete o desempenho, entupindo bicos injetores, afetando o sistema de injeção e causando falhas na marcha lenta e até batidas de pino. Os resíduos da combustão também podem contaminar o óleo lubrificante, acelerando o processo de formação da borra negra. A carbonização não ocorre abastecendo com álcool ou GNV (gás natural veicular).

Por que é importante realizar a descarbonização?

A descarbonização do sistema de alimentação melhora o desempenho do veículo, pois os resíduos acumulados na câmara de combustão e nas válvulas de admissão que prejudicam o processo de combustão são removidos, melhorando a queima e diminuindo a emissão de gases poluentes. Essa descarbonização também diminui o consumo de combustível, porque limpa os bicos injetores.

Já a descarbonização do sistema de lubrificação remove os resíduos e impurezas que podem prejudicar o desempenho do óleo lubrificante, dificultando a lubrificação. A deficiência na lubrificação pode levar ao desgaste prematuro das peças e até ao travamento do motor.

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