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Limpeza de Bico

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Limpeza de Bico

Em algumas marcas de carro, fala-se que os bicos injetores são auto-limpantes, o que isto quer dizer? Você não precisa limpar?

Bico InjetorO sistema auto-limpante que já equipa diversos motores é um tipo de bico injetor que, como o nome diz, faz uma limpeza própria, ou seja, não requer a limpeza dos bicos injetores em uma oficina. Entretanto, podem ocorrer falhas com esse dispositivo e para verificar se o sistema apresenta irregularidades é preciso uma análise com aparelho específico. Mesmo assim o bico injetor ainda pode ter problemas e o vilão da história, que pode até danificar os bicos injetores, ainda é a gasolina ou álcool de má qualidade ou adulterado com solvente ou mesmo água.

O uso de combustível de má qualidade pode destruir componentes do sistema de alimentação e injeção de combustível. As gasolinas conhecidas popularmente como “batizadas”, por conterem solventes, água e até álcool além da proporção permitida por lei, contaminam os bicos injetores com resíduos, formando gomas, vernizes e cristalizações no sistema. Com isso, o carro gasta mais, polui mais e os bicos injetores são danificados.
Adotado pelas montadoras no fim da década de 80, o sistema de injeção eletrônica foi desenvolvido para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Uma unidade eletrônica chamada Eletronic Control Module (ECM), o Módulo de Controle Eletrônico funciona como o cérebro do sistema, calculando com base nos dados recebidos dos sensores eletrônicos, como a Sonda Lambda (sensor de oxigênio conectado ao coletor de escape), a quantidade de combustível que deve ser injetada a cada aceleração. Mas, quando o sistema está contaminado, essa injeção de combustível é alterada e o carro polui mais e gasta mais combustível também.

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